Em sua forma metálica apresenta coloração cinza. A reatividade do urânio permite que reaja com praticamente todos os elementos da Tabela periódica.
Urânio não é um elemento muito raro, sendo mais abundante que o mercúrio, antimônio e prata. O urânio pode ser encontrado em uraninita, autunita, uranofano, davidita, tobernita, rochas fosfálticas e areais com monazita.
As maiores reservas de urânio no mundo em 2020 são Austrália, Cazaquistão, Canadá, Rússia e Namíbia.
A maior porte do urânio é utilizado para a produção de energia, mas pode ser utilizado na medicina (tratamento de câncer) e agricultura.
Energia nuclear tem vantagens quanto a emissão de zero carbono para a atmosfera, se trata de uma energia constante, não dependendo de ventos como usinas eólicas ou chuvas no caso de hidrelétricas.
O maior problema rem relação a energia nuclear é a armazenagem segura dos resíduos gerados pelas usinas nucleares.
A imagem anterior ilustra a volatilidade o urânio nos últimos anos, é possível notar que não deve ser usado como reserva de valor devido a sua alta volatilidade nos últimos anos, mas pode ser utilizado como uma forma de ganho de capital, aproveitando para comprar em momentos de baixa e vendo em momentos de alta.
Criado em 2020, o Global X Uranium ETF (URA) possui uma taxa de administração de 0,69% ao ano, utiliza o índice Solactive Global Uranium & Nuclear Components, este ETF tem exposição por meio de futuros do urânio. É uma ETF que possui uma volatilidade, mas pode ser uma ferramenta para lucar com o aumento de preço do urânio.
Criado em 2019, o North Shore Global Uranium Mining ETF (URNM) com uma taxa de administração de 0,85%, utiliza o índice North Shore Global Uranium Mining Index, tem exposição a empresas globais na indústria de urânio.
Entre as empresas que este ETF tem exposição se pode destacar Cemeco Corporation, National Atomic Company Kazatomprom JSC Sponsored, Sprott Physical Uranium Trust, Denison Mines, NexGen Energy, Paladin Energy, entre outras.
Criado em 2007, o VanEck Uranium+Nuclear Energy ETF (NLR)com uma taxa de administração de 0,61%, utiliza o índice MVIS Global Uranium & Nuclear Energy, tem exposição empresas envolvidas na produção de urânio.
Entre as empresas que este ETF tem exposição se pode destacar Public Service Enterprise Group Inc, PG&E Corporation, Denison Mines, CEZ as, Constellation Energy Corporation, Cameco Corporation, entre outras.
Existem diversos mineradoras que possuem em seus produtos o urânio. Exemplos de mineradoras de que possuem em seus protudos o urânio são: NexGen Energy Ltd. (NXE),Uranium Energy Corp. (UEC), Fission Uranium Corp. (DML.TO), Deep Yellow Ltd. (DYL.AX), entre outras.
Até a finalização deste artigo não havia uma criptomoeda estável (stablecoin) diretamente ou indiretamente lastreada a este metal.
Autor: Galler, L. em outubro de 2023.
Envie seu Comentário.