Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional que oferece títulos do governo, este é considerado por diversos investidores e analistas financeiros como o investimento mais seguro, mais seguro até mesmo que a famosa caderneta de poupança.
Não possui FGC de 250 mil como a poupança, mas a principal diferencial é o emissor, na poupança o emissor é um banco e estes podem falir, como o caso do de bancos brasileiros que faliram, como: o Banco Maisonnave, Banco Marka, Banco Matone, Banco Mauá, Banco Mercantil de São Paulo, Banco Meridional, Banco Mineiro do Oeste e Banco Multiplic.
Os títulos do tesouro são emitidos pelo governo e o governo não é tão frágil como um banco ou uma instituição financeira, seria mais fácil um banco “quebrar” do que um governo.
Para investir basta criar uma conta no tesouro nacional ou corretora desejada.
Para investir diretamente no tesouro, basta acessar o site tesourodireto.com.br e criar sua conta.
Caso não queira investir diretamente pelo site do tesouro, basta criar uma conta em uma corretora, existem diversas corretoras no Brasil, um grupo muito conhecido é o da XP Investimentos, que a corretora XP, Rico e Clear fazem parte, qualquer uma destas é possível investir no tesouro, e a corretora Rico é uma das que facilitam muito pra quem gosta de investir na renda fixa, com simuladores de investimento e facilidade em realizar aportes e saques.
Rendimento atrelado à Taxa Selic (Taxa Básica de Juros), liquidez diária, o que te permite resgatar a qualquer momento.
Este tipo de investimento rende 100% que a Selic, mais que a nova poupança que rende apenas 70%. E como o emissor é o governo é até mais seguro que a poupança.
Como o rendimento é diário, não é necessário se preocupar com a data do aporte, podendo ser retirado a qualquer momento.
Ideal para se usar como reserva de emergência, que é uma reserva para momentos de crise possa retirar o dinheiro para pagar contas e manter em outros investimentos de longo prazo.
A reserva de emergência constitui de 6 meses a 1 ano de suas despesas, ao ter um gasto mensal de 1 mil reais, o ideal é possuir de 6 mil a 12 mil nesta reserva e investir outros valores em outros investimentos que tem rentabilidade maior, mas que normalmente não podem ser retirados a qualquer momento.
Vale lembrar que para investir nesse tipo de tesouro existe um valor mínimo que pode variar entre diferentes títulos, no caso do Tesouro Selic em torno de 100,00 reais, este terá que ser enviado para a corretora de sua escolha e em seguida aplicado no título.
Tesouro Pré-fixado, como o próprio nome diz, é um título com uma rentabilidade prefixada, no momento em que é “comprado” o título é acordado que a rentabilidade será aquela descrita, com rentabilidade anual fixada no momento da compra. Portanto ao realizar o resgate na data de vencimento renderá exatamente o que foi acordado no momento do investimento.
Mas não pode ser utilizado como reserva de emergência, pois este só deve ser retirado no momento de seu vencimento, ao retirar antes do vencimento estará perdendo dinheiro.
É um investimento que pode oferecer um rendimento interessante, principalmente em momentos de crise financeira, portanto deve ser estudado como uma forma de aumentar seu patrimônio e não ser usado como reserva de emergência.
Ao imaginar uma Selic de 5% ao ano e um tesouro pré-fixado de 10% ao ano fica evidente que é um investimento interessante, mas se deve aplicar apenas o valor que não será utilizado no curto prazo, pois normalmente possuem vencimentos longos. Os valores mínimos de investimentos são menores, podendo investir com menos de 40,00 reais.
Após uma crise financeira a tendência da taxa de juros básica, a Selic, pode ser de baixa, ao investir em um Tesouro Pré-fixado, poderá manter a alta dos juros em seus investimentos pré-fixados. Portanto, taxa de juros com tendência de alta, faz mais sentido investir no Tesouro Selic, já taxa de juros com tendência de baixa, pode fazer sentido investir em um tesouro pré-fixado.
Rentabilidade que varia com o IPCA (índice que mede a inflação). E normalmente vem acompanhado de um rendimento fixo. Ao investir, você tem um rendimento pré-fixado e também o rendimento de acordo com a inflação do período.
Por ter uma parte em rendimento pré-fixado não deve ser utilizado como reserva de emergência, pois ao retirar antes do vencimento perderá uma quantia de dinheiro, não é uma alta quantia, mas ninguém gosta de perder ainda mais em um investimento que deveria dar lucro.
Assim como o pré-fixado este tesouro os valores mínimos de investimentos são baixos, sendo possível investir com menos de 40,00 reais.
É um tesouro interessante a se investir em momento que a inflação tem projeções de alta, mas em períodos que ela está controlada, talvez não seja muito interessante.
É possível observar a inflação por meio do IPCA através de diversos sites, um deles é o site do IBGE.
Através do site do IBGE é possível ver o IPCA do último mês, o acúmulo de 12 meses e o INPC que é um índice voltado para famílias que tem renda de 1 a 5 salários, já o IPCA é mais amplo, incluindo famílias de 1 a 40 salários mínimos.
Este tipo de investimento é interessante para garantir uma aposentadoria ou ganha de capital em questão de anos, já que é possível ter um rendimento maior que a inflação.
Autor: Galler, L. em março de 2023.
Envie seu Comentário.