Descoberto em 1844, faz parte dos metais do grupo da platina (MGP), é obtido como subproduto da mineração de níquel. Possui baixa reatividade e grande resistência à corrosão.
É utilizado em ligas metálicas para melhorar as propriedades físicas-químicas destas. Um exemplo é a utilização do rutênio em ligas metálicas podendo aumentar em 100 vezes a resistência a corrosão.
É possivel notar uma forma de ganho de capital utilizando o ruténio, mas não pode ser utilizado como reserva de valor.
Infelizmente não existe um ETF especifico para este metal até o fechamento desta obra, mas por ser um metal do grupo da platina pode ser utilizado ETFs com exposições nestes metais.
Existem diversos mineradores que possuem em seus produtos o rutênio, mas nenhuma é focada em apenas rutênio. Exemplos de mineradoras de que possuem em seus protudos o rutênio são: Anglo American plc (NGLOY), Impala Platinum Holdings Limited (IMPUY), Sibanye Stillwater Limited (SBSW), Zimplats Holdings Ltd. (ZIM), Artemis Resources Limited (ARTTF), Eastern Platinum Limited (ELR), entre outras.
Até a finalização deste artigo não havia uma criptomoeda estável (stablecoin) diretamente ou indiretamente lastreada a este metal.
Autor: Galler, L. em setembro de 2023.
Envie seu Comentário.