E-Money

Brasil





Investimentos em Prata

É um metal utilizado desde 3000 a.C. Atualmente é encontrado principalmente na América do Sul, Estados Unidos, Austrália, Mexico e Noruega.

Utilizada em joias, objetos decorativos, talheres, instrumentos musicais, radiadores de automóveis, cunhagem de moedas, ligas para solda, contatos elétricos, baterias de alta capacidades, circuitos impressos, entre outros.

Entre 1780 a 1580 a.C a prata teve valor financeiro maior que o ouro, mas quando ela começou a ser encontrada mais facilmente que o ouro ocorreu sua desvalorização.

Pode ser obtida na forma natural, fabricada industrialmente processando metais como chumbo, cobre e zinco, uma terceira forma é ser sintetizada a partir de reações químicas com sais que apresentam prata em suas constituições (nitrato de prata ao reagir com o cobre origina um sal e prata metálica).

Fonte: tradingview


No gráfico é possível notar uma valoração em relação às décadas, mas é um gráfico muito volátil, existindo diversas altas e baixas no decorrer do tempo. Não sendo utilizado como reserva de valor com o ouro, mas utilizado normalmente para ganho de capital, comprando em momentos de baixa e vendendo em momentos de altas.

Empresas Especializadas

Infelizmente até o termino deste artigo não foi encontrada nenhuma empresa especializada na venda de prata com cadastro no BACEN (Banco Central do Brasil).

ETFs

Uma estratégia para quem deseja investir apenas no metal é a ETF IShare Silver Trust (SLV), é uma forma simples de se expor a variação de preço do metal.

Outra estratégia interessante é o ETF Global X Silver Miners ETF (SIL), consiste em ume ETF que possui participação de diversas mineradoras de prata.

Os principais investimentos desta ETF são Wheaton Precious Metals (WPM), Pan American Silver (PAAS), entre outras.

É uma forma interessante para se expor ao preço do metal e de empresas que trabalham para lucrar sobre este metal.

Mineradoras

Existem diversos mineradores especializadas em prata e isto pode ser uma maneira muito inteligente de investir. Exemplos de mineradoras de prata são Pan-American Silver Corp (PAAS), Wheaton Precious Metals (WPM), Buenaventura Mining Co (BVN), Fortune Silver Mines (FSM), entre outras.

Criptomoeda

Embora existam vários projetos de stablecoin lastreados a prata até o final deste artigo nenhum conseguiu ser listado em uma grande Exchange ou conseguiu se provar no decorrer dos anos.

Não sendo viável investir em uma stablecoin lastrado a prata devido ao alto grau de risco de queda destes projetos, podendo perder boa parte do seu investimento ou até mesmo todo o investimento nestes projetos.

Galler Autor: Galler, L. em maio de 2023.

Envie seu Comentário.