Mono-estado ou mono-região são fundos que possuem mais de um imóvel, mas estão localizados próximos ou no mesmo estado.
Reconheço que os mono-estados ou mono-região são fundos mais interessantes que os mono-ativo, mas ainda podem sofrer de um problema que afeta os mono-ativos, é a desvalorização onde estão situados ou queda nos rendimentos devido a novas leis ou até mesmo a surtos de doenças em determinado estado ou região.
Um investidor que deseja não ter dores de cabeça por anos com um fundo irá preferir fundo multi-estados ou multi-região, ou seja, fundos que estão presentes em mais de um estado ou região.
Apesar da grande maioria dos fundos estarem localizado em São Paulo e Rio de Janeiro que são realmente estados de referência na indústria e comercio para o Brasil é interessante que tenha exposições a outros estados, caso um desses venha a ter algum problema na sua economia devido a um surto de doenças ou novas leis os outros estados poderiam suprir ou gerar algum rendimento para o fundo.
Um exemplo, não é recomendação de compra ou venda, de um fundo multi-estados ou multi-região é o Vinci Shopping Centers (VISC11) ele possui 15 ativos, sendo 15 shoppings centers, apesar da grande maioria dos seus shoppings estarem em São Paulo e Espirito Santo, possui shoppings em outros 8 estados diferentes.
E caso tenha algum problema em um estado os outros vão suprir de maneira eficiente e como esperado tem uma boa porcentagem de seus ativos em São Paulo e Rio de Janeiro que são atualmente os estados de referência como citados acima.
Autor: Galler, L. em agosto de 2023.
Envie seu Comentário.