Outro tipo de fundo que um investidor inteligente evita investir são os mono-ativos, aqueles fundos que possuem apenas um ativo, normalmente são muito atraentes, pagam mensalmente um valor alto, mas isso é devido ao seu alto risco.
Como possuem só um ativo, eles necessitam de investidores para que o fundo possa crescer e talvez investir na compra de novos ativos, se tudo correr bem.
Mas infelizmente o fundo pode sofrer com alguns problemas como falta de manutenção, más condições do imóvel, perda de inquilino, má localização, má admiração e até mesmo a venda do único ativo
Para quem busca apenas um rendimento mensal o ideal é escolher fundos com mais de um ativo, mais de um imóvel, dessa forma se um ativo apresentar problemas, o(s) outro(s) podem gerar renda para o fundo e não impactar o rendimento mensal de forma brusca.
Neste artigo e neste site não oferecemos indicação de compra ou venda de ativos, mas falaremos sobre exemplos de ativos para ilustrar e para que o investidor consiga identificá-los
O XP Corporate Macaé (XPCM11), lembrando que nesse momento que escrevo este artigo ele possui apenas um ativo, mas nada impede que venha a aumentar seu portifólio com o passar dos anos.
Já os multi-ativos tem um risco mitigado, como já comentado, um imóvel pode suprir as perdas de outro imóvel, portanto, um fundo com mais de um imóvel é muito mais atraente e seguro para o investidor do que um fundo que tem apenas um imóvel, desde que estes imóveis sejam de qualidade.
Um exemplo de multi-ativos é o CSHG Logística (HGLG11), não é uma recomendação, mas sem duvida é um fundo que o investidor deve estuda-lo, pois possui dezessete imóveis em cindo estados diferentes, sendo um fundo de galpões logísticos, tendo como principais inquilinos a Gerdau, Lojas Americanas, Volkswagen, entre outros.
Autor: Galler, L. em maio de 2023.
Envie seu Comentário.