E-Money

Brasil





Modelo de Gordon - Precificação de FIIs e Ações

Myron Jules Gordon foi um professor e economista americano leciona na University of Toronto.

Em 1956, Gordon, juntamente com Eli Shapiro, publicou um método para avaliar uma ação ou empresa, agora conhecido como modelo de crescimento de Gordon.


Baixar Planilha

Método de Gordon

De acordo com o modelo de Gordon, o preço do ativo (geralmente referindo-se ao preço de uma ação) é calculado dividindo-se os dividendos esperados nos próximos 12 meses pelo resultado da diferença entre a taxa de desconto e a taxa de crescimento.

Preço do ativo = Dividendos pagos em 12 meses / (Taxa de desconto - Taxa de crescimento)

Dividendos pagos em 12 meses: são os dividendos pagos pela empresa aos acionistas nos últimos 12 meses, pode ser obtido pelo site statusinvest.com.br.

Taxa de desconto: Também conhecida como taxa de retorno exigida, é a taxa de retorno esperada pelos investidores para assumir o risco de investir nessa ação específica. Pode ser baseada em vários fatores, como a taxa de juros livre de risco, o risco do mercado e o risco específico da empresa, pode ser utilizado a taxa Selic e obtida pelo site bcb.gov.br.

Taxa de crescimento: Refere-se à taxa esperada de crescimento dos dividendos da empresa. Pode ser calculada com base no histórico de crescimento passado, perspectivas futuras da empresa ou outras considerações relevantes, para manter um cálculo conservador, pode ser zerada esta taxa.

Exemplo

Dividendos pagos em 12 meses de R$ 11,03 reais pela empresa que deseja precificar suas ações ou cotas.

Taxa de desconto usando a Selic em 6%.

E taxa de crescimento zerada para manter um cálcudo consevador ou não acreditar no crescimento de dividendos da empresa ou fundo.

Preço do ativo = Dividendos pagos em 12 meses / (Taxa de desconto - Taxa de crescimento)

Preço do ativo = 11,03 / (0,06 - 0)

Preço do ativo = 166,67

Logo o preço máximo a ser pago no ativo em quando a taxa Selic for mantida em 6% é de R$ 166,67, ao ter valor superior faz mais sentido a renda fixa ou outras ações e fundos, mas este modelo leva poucas variáveis em consideração, não sendo interessante utilizar para empresa de crescimento e sim para empresas que pagam bons dividendos ou fundos imobiliários de renda recorrente.

Galler Autor: Galler, L. em julho de 2023.

Envie seu Comentário.