Letra Financeira (LF) é um título emitido por instituições financeiras, com objetivo de captar recursos de longo prazo (prazo mínimo de 24 meses).
Não é possível resgate total ou parcial antes do prazo.
Normalmente encontrada com valores mínimos de 150 mil reais, mas atualmente os valores tem ficado um pouco mais acessíveis, e podendo encontrar investimentos mínimos de 50 mil reais.
Existem também as LF Subordinadas, possuem um valor mínimo de 300 mil reais. Esta tem uma desvantagem quanto a falência da instituição emissora, já que estes investidores que possuem o título subordinado serão os últimos a receber.
Não possui isenção de IR para pessoas físicas, sendo assim possui uma tributação de IR de 15%.
Normalmente quanto maior a rentabilidade maior o risco e este título não possuem garantia pela FGC.
Este investimento é para quem já possuem um capital relativamente alto, já possuem conhecimento em outros ativos da renda fixa, sempre se deve consultar o índice da basileia (Banco Data), para analisar a saúde do banco emissor desta LF antes de investir, normalmente possuem vencimento de dois a cinco anos, não possuem liquidez diária, será tributado pelo IR, e segue a tabela regressiva do IR, mas em algumas LF podem existir o pagamento de juros a cada seis meses.
Autor: Galler, L. em abril de 2023.
Envie seu Comentário.