Diferente dos CDBs ou a grande maior parte dos investimentos, as LCIs não possuem impostos, portanto tendem a ser mais lucrativos.
O governo quer incentivar este tipo de investimento, é um investimento ótimo para a economia. Pessoas físicas não pagam imposto por este investimento, já pessoas jurídicas não terão este benefício.
A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é um investimento de renda fixa, voltado para imóveis. Você estará emprestando dinheiro para um banco fazer empréstimos para pessoas que querem financiar um imóvel.
A LCI é interessante, pois quem terá que pagar para o investidor da LCI é o banco e não o cliente do banco, tendo assim um risco menor e como CDBs possuem garantia do FGC, até 250 mil reais.
Um CDB que pague 100% do CDI normalmente tem um rendimento menor que LCI que paga 90% do CDI ao ano, pois a LCI não possui imposto.
Ao investir em uma LCI, você pode escolher vencimentos de 3 meses, 6 meses, 1 ano, 2 anos... Portanto já sabe quando poderá retirar o seu dinheiro. Por conta disso não deve ser usado como uma reserva de emergência, pois não se deve tirar antes do vencimento, mas é um bom investimento pensando em segurança e lucro no longo prazo (meses ou anos).
Mas antes de investir se deve pesquisar pelo emissor, como no caso dos CDBs.
Se deve analisar as taxas de rendimentos, as LCIs podem ser pré-fixadas de 10%, 12% ao ano ou pós-fixadas como 90%, 100% do CDI, quanto maior melhor o rendimento.
O mesmo se aplica a LCA, Letras de Crédito do Agronegócio.
Para investir em uma LCI ou LCA é necessário ter uma conta em uma corretora.
Autor: Galler, L. em maio de 2022.
Envie seu Comentário.