E-Money

Brasil





Tipo de Gestão

Na gestão ativa o gestor tem mais liberdade, autonomia para mudar seu portifólio, para melhorar o rendimento do fundo, alguns fundos com esta gestão tem uma taxa de performance, que ao atingir uma melhor remuneração o gestor ganhará uma taxa ou melhor dizendo uma bonificação por seu ótimo desempenho.

Um exemplo de Fundo com gestão ativa, isto não é uma recomendação, é o Maxi Renda (MXRF11), se trata de um fundo que investe em outros fundos e outros papeis.

Na gestão passiva o gestor tem no seu estatuto os imóveis que estarão disponíveis e não pode ir atras de outros imóveis. E ele tende a seguir a média do mercado e não o superar. Normalmente para quem gosta mais de renda fixa possa parecer mais interessante.

Um exemplo de Fundo com gestão passiva, isto não é uma recomendação, é o BB Progressivo II (BBPO11), fundo das agências do Banco do Brasil, já tem definido os imóveis que serão geridos.

Portanto, gestão ativa você poderá pagar até um pouco mais nas taxas, até 2% é aceitável, mas o gestor estará tentando trazer mais resultado para o fundo, buscando um resultado acima do índice de referência dele. Enquanto gestão passiva o ideal são valores de até 1%.

E em caso de quedas bruscas no valor do fundo o gestor pode trazer mais resultado positivos de maneira rápida, já a gestão passiva, isso não será tão rápido.

Pode-se mesclar alguns fundos com gestão passiva e ativa, mas vale mais apena pensar em gestão ativa, para atingir resultados melhores e dar mais liberdade para o gestor do fundo.

Galler Autor: Galler, L. em maio de 2023.

Envie seu Comentário.