E-Money

Brasil





O Futuro dos Fiagros

Os FIAGROs, atualmente, são fundos que basicamente investem em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), semelhantes aos fundos imobiliários que investem em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI). Esses fundos visam adquirir dívidas de terceiros e obter rendimentos por meio dos juros dessas dívidas.

Assim como os fundos imobiliários, os FIAGROs podem usufruir da isenção de tributação em seus rendimentos, desde que possuam mais de 40 investidores. Além disso, alguns poucos FIAGROs também podem incluir imóveis em sua carteira, assemelhando-se aos fundos imobiliários de imóveis.

Uma possível tendência para os FIAGROs é estabelecer uma vinculação com a cadeia de produção, permitindo que granjas ou usinas aumentem sua produção. Atualmente, o Brasil é o país com o maior volume de exportação de bovinos, o segundo em aves e o quarto em suínos.

Os FIAGROs possuem um grande potencial e é natural que eles superem os fundos imobiliários em termos de número de cotistas e ativos. Isso ocorre devido ao setor imobiliário representar menos de 12% do PIB, enquanto o setor agropecuário corresponde a mais de 26% do PIB brasileiro.

Galler Autor: Galler, L. em maio de 2023.

Envie seu Comentário.