É o metal mais utilizado no mundo e o segundo metal mais abundante na crosta terrestre, ficando atrás do alumínio.
Foram encontrados artefatos de ferro produzidos em torno de 4.000 a 3.500 a.C. Era muito utilizado em rituais religiosos.
O ferro pode ser facilmente dobrado, laminado, forjado e conformado.
Utilizado na formação de ligas metálicas, utensílios industriais e domésticos, na produção de automóveis, pontes, estruturas metálicas de edifícios, cascos de navios, pregos, parafusos, alicates, entre diversas outras ferramentas. Por sua larga utilização é essencial para a economia.
O Brasil é um dos maiores produtores de minério de ferro do mundo, sua produção tem destaques nas regiões de Minas Gerais e Pará.
Ao analisar o gráfico do minério de ferro fica claro que não é um metal que tem se valorizado, na verdade existe uma tendencia de desvalorização, mas pode ser utilizado para aumento de capital, comprando na baixa e vendendo na alta.
Até a finalização desta obra não foi encontrado nenhum ETF especifico do minério de ferro.
Existem diversos mineradoras que possuem em seus produtos o minério de ferro. Exemplos de mineradoras de que possuem em seus protudos o minério de ferro são: Vale S.A. (VALE), Fortescue Metals Group Ltd. (FMG.AX), Cliffs Natural Resources Inc. (CLF), United States Steel Corp. (X), Labrador Iron Ore Royalty Corp. (LIF.TO), Ferrexpo Plc (FXPO.L),entre outras.
Até a finalização deste artigo não havia uma criptomoeda estável (stablecoin) diretamente ou indiretamente lastreada a este metal.
Autor: Galler, L. em outubro de 2023.
Envie seu Comentário.