E-Money

Brasil





Debênture

Ao investir em um CDB, LCI, LCA ou até mesmo na poupança, o banco é o emissor destes títulos e irá utilizar o seu dinheiro para emprestar para alguém e retornará para o investidor parte dos juros.

Mas estes tipos de títulos só podem ser emitidos por instituições financeiras, empresas de outros setores podem emitir debêntures.

Caso uma empresa esteja desenvolvendo um novo produto ou um projeto, está precisará de mais capital, para isso ela pode conseguir um empréstimo bancário ou emitir uma debênture.

Ao investir em uma debênture o investidor investe em uma empresa diferente de uma instituição financeira.

Caso a Amazon queira investir em um novo produto e não queria fazer um empréstimo bancário ela pode emitir uma debênture, assim estará emprestando o dinheiro do mercado e deverá devolver com juros.

Mas existe um risco maior neste tipo de investimento. Ao investir em um CDB ou LCI o principal risco é a falência da instituição financeira, mas até 250 mil o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) garante o crédito. Portanto, caso tiver investido 500 mil nessa instituição financeira, perderá 250 mil, a metade, no caso de falência.

Já uma debênture não é garantida pelo FGC, com o risco maior, para se tornar atrativo para os investidores oferece normalmente um rendimento maior.

Mas nem todas as debêntures possuem o mesmo risco, é importante saber avaliar antes de investir.

Caso não tenha muito conhecimento sobre este investimento, é interessante, pesquisar sobre agências de classificação de risco.

Estas agências realizam visitas e estudam o mercado para classificar o nível de risco. Ao ver a nota da classificação, fica mais simples de entender o risco do título.

A rentabilidade pode ser pós-fixada, pré-fixada e hibrida, como outros investimentos. E um item interessante são que debêntures de infraestrutura são isentas de imposto de renda, tornando-a mais atrativa.

O resgate pode ser feito no vencimento ou antecipado, mas ao fazer o resgate antecipado o investidor estará vendendo para outro investidor e o valor pode oscilar.

Para investir em uma debênture escolha uma corretora como a Rico, XP, NuInvest, BTG, entre outras.

JVale lembrar que uma debênture normalmente tem um lucro maior, mas isso é devido ao um risco maior. E possuem prazos longos, portanto é interessante sempre avaliar o emissor ou procurar uma agencia que faça a avaliação.

Na corretora da XP além dos dados como rentabilidade, vencimento e valor mínimo a ser investidor, oferece também uma coluna de risco.

E isso para uma debênture ajuda em muito, normalmente encontrará de riscos médios e altos, o ideal sem dúvida é evitar os altos riscos que aparecem em vermelho.

Vale lembrar que existem debêntures que apenas investidores qualificados podem investir, os investidores qualificados podem ser devido a capital ou seu grau de instrução.

Investidores que possuem certificações da CVM ou que possuem investimentos em valor superior a um milhão de reais.

Outro ponto a se observar é o vencimento longo destes títulos, interessante para quem quer ter um ganho de capital no longo prazo, mas devido a seu risco não é ideal para garantir uma aposentadoria.

Para entender mais sobre o risco é importante conhecer como funciona a classificação de risco das principais agencias, como a Standard & Poor’s, Fitch e Moodys, na próxima imagem é possível ver como funciona a classificação destas.

Agencias de analises
Standard & Poor's
Fitch
Moody's
Resumo
Grau de Investimentos AAA AAA Aaa Extrema capacidade de pagar a dívida
Grau de Investimentos AA+ AA+ Aa1
Grau de Investimentos AA AA Aa2 Capacidade muito forte de pagar a dívida
Grau de Investimentos AA- AA- Aa3
Grau de Investimentos A+ A+ A1
Grau de Investimentos A A A2 Forte capacidade de pagar a dívida, suscetível a condições adversas na economia.
Grau de Investimentos A- A- A3
Grau de Investimentos BBB+ BBB+ Baa1
Grau de Investimentos BBB BBB Baa2 Capacidade adequada de pagar a dívida, mais suscetível a condições econômicas adversas.
Grau de Investimentos BBB- BBB- Baa3 Menor nota considerada de grau de investimento.
Grau de Especulação BB+ BB+ Ba1 Maior nota considerada especulativa.
Grau de Especulação BB BB Ba2 Menor vulnerabilidade no curto prazo, mas enfrenta grandes incertezas.
Grau de Especulação BB- BB- Ba3
Grau de Especulação B+ B+ B1
Grau de Especulação B B B2 Mais Vulnerável a Condições adversas, mas no momento tem capacidade de pagar a dívida.
Grau de Especulação B- B- B3
Grau de Especulação CCC+ CCC+ Caa1
Grau de Especulação CCC CCC Caa2 Vulnerável e depende de condições favoráveis do mercado para pagar a dívida
Grau de Especulação CCC- CCC- Caa3
Grau de Especulação CC CC Ca Altamente vulnerável
Grau de Especulação C C C Falência declarada, mas pagamentos são mantidos.
Grau de Especulação D RD Moratória do pagamento da dívida
Grau de Especulação D

Ao se deparar com Rating AAA é fácil de entender que este é um investimento coerente, mas ao se deparar com investimentos BB+, não é considerado um investimento e sim uma especulação, onde terá um risco de perder o valor investido e o mesmo acontecem para os abaixo dessa nota.

Galler Autor: Galler, L. em abril de 2023.

Envie seu Comentário.