Certificado de Operações Estruturadas (COE) é um título que combina renda fixa, renda variável atrelado a índices de Inflação, câmbio, ações...
É uma forma de diversificar seus investimentos utilizando a segurança da renda fixa e a rentabilidade maior da renda variável.
O COE na modalidade valor nominal protegido o investidor tem garantia de receber 100% do valor investido, caso o COE gere perdas receberá o valor investido, mas sem juros ou remuneração.
Na modalidade valor nominal em risco, o investidor pode perder todo o capital investido, mas não gerará nenhuma dívida.
O prazo de vencimento mais comum é de 2 a 4 anos. Estes não possuem liquidez diária, portanto só é possível resgatar na data do vencimento.
O COE apesar de ser emitido por um banco, não possui garantia do FGC.
E o maior risco é o risco da falência dos bancos, portanto pesquise sobre o banco antes de investir.
Possui IR e segue a tabela regressiva, como já mencionada em outros investimentos. Caso a operação do COE seja positiva receberá os rendimentos já com o desconto do IR.
Normalmente possuem um investimento mínimo de cinco mil reais, é possível encontrar COE com mínimo de um mil reais, mas não é tão comum.
É voltado pra quem tem medo ou receio de investir em renda variável e já possui reserva de emergência.
Existem uma infinidade de tipos de COEs, por isso, pesquise antes de investir.
Mas antes de simplesmente investir baixe o documento de informações essenciais, além das informações que comentei é possível ver seus possíveis ganhos do mínimo ao máximo. Infelizmente estas operações normalmente tem um ganho máximo.
Existe um limite para o ganho de seus investidores, mas existe uma segurança para aqueles que tem 100% do capital protegido. Claro que existe uma perda, a perda da inflação, ao investir um mil reais hoje, e deixar parado por 5 anos, este dinheiro sofrerá com a inflação, mas não terá perdas de dinheiro como em ações.
É um título voltado para o longo prazo, podendo ajudar a conquistar uma viagem, casamento, compra de um imóvel. Mas não faz muito sentido para quem já investe em ações e renda variável.
Autor: Galler, L. em abril de 2023.
Envie seu Comentário.