É um dos metais mais usados na indústria por ser excelente condutor elétrico. Cerca de 75% do cobre é destinado a finalidade elétrica.
O cobre é o metal mais antigo usado pelos humanos, vem sendo utilizado por cerca de dez mil anos. Encontrado em bom estado até mesmo em encanamento de pirâmides do antigo Egito, com mais de 5 mil anos.
Possui propriedades anti-corrosivas, anti-bacterianas (por esta característica pode ser utilizado em sistemas de ar-condicionado) e pode ser utilizado para compor ligas, como o bronze.
O gráfico do cobre não é crescente como o do ouro, mas pode ser utilizado para aproveitar oportunidades para comprar na baixa e vender na alta, não é utilizado como reserva de valor, mas uma forma de aumentar o capital.
Infelizmente até o termino deste artigo não foi encontrada nenhuma empresa especializada na venda de prata com cadastro no BACEN (Banco Central do Brasil).
A United States Copper Indes Fund (CEPR), consiste em uma ETF que investe em contratos futuros do cobre.
Outra estratégia interessante é o ETF Global X Copper Miners ETF (COPX), consiste em ume ETF que possui participação de diversas mineradoras de cobre do mundo.
Os principais investimentos desta ETF são Lundin Mining Corporation (LUN), Teck Resources Limited (TECK), entre outras.
É uma forma interessante para se expor ao preço do metal e de empresas que trabalham para lucrar sobre este metal.
Existem diversos mineradores especializadas que possuem em seu produtos o cobre, mas não são especializadas em cobre e isto pode ser uma maneira inteligente de investir. Exemplos de mineradoras de cobre são Rio Tinto PLC (RIO/RIOT34), BHP Billiton (BHP), entre outras.
Embora existam vários projetos de stablecoin lastreados ao cobre até o final desta obra nenhum conseguiu ser listado em uma grande Exchange ou conseguiu se provar no decorrer dos anos.
Não sendo viável investir em uma stablecoin lastrado ao cobre devido ao alto grau de risco de queda destes projetos, podendo perder boa parte do seu investimento ou até mesmo todo o investimento nestes projetos.
Autor: Galler, L. em maio de 2023.
Envie seu Comentário.