Título de capitalização normalmente tem seu nome alterado para CAP, PIC ou algo semelhante, não devem ser considerados pelos seus contratantes como um investimento, mas sim uma forma de participar de sorteios de prêmios.
Para entender seu funcionamento é importante saber que o valor investido em um título de capitalização é dividido em 3 partes, 1 parte irá para a cota de sorteio que dará direito para participar de sorteios, a 2 parte do seu dinheiro irá para cota de carregamento onde é utilizado para custear a administração do título e apenas a 3 parte para a cota de capitalização onde terá a maior porcentagem que irá ter um rendimento como a poupança.
Normalmente tem um período mínimo de 12 meses para poder retirar o valor. Quanto mais próximo do fim, maior o valor que poderá recuperar da cota de capitalização. Ao resgatar no 13º mês, conseguirá resgatar de 80% até 95% do valor investido com rendimento semelhante ao da poupança, ou seja, um rendimento extremamente baixo.
Este tipo de título não deve ser entendido como uma reserva de emergência ou investimento de curto ou longo prazo, mas apenas uma forma de participar de sorteios.
Autor: Galler, L. em abril de 2023.
Envie seu Comentário.