Lançada em 2017 pela Exchange gigante chinesa a Binance, foi originalmente emitida como um token ERC-20 na rede da Ethereum com um total de 200 milhões de criptos.
Posteriormente esta cripto passou a integrar a Binance Chain e em 2020 a Binance lançou a Binance Smart Chain (BSC), uma Blockchain que é executada em paralelo com a Binance Chain.
Atualmente não possui estes 200 milhões devido a eventos periódicos de queima, o chamado Coin Burn, nos quais a Binance destrói parte das criptos mantido em seu tesouro a cada trimestre até atingir 100 milhões ao completar estes Coin Burn, resultará em 50% das criptos BNB disponíveis.
Este evento ocorre pela função burn fuction através de smart contract, onde qualquer pessoa que possuía BNB pode vir a destruí as que possui em carteira.
A Binance possui uma política que a quantidade de BNB a serem destruídas por ela é baseado no número de operações realizadas na Binance em cada trimestre.
O décimo quinto evento de Coin Burn pela Binance aconteceu em abril de 2021, somando todos os eventos até o momento foram reduzindo 15,30% do total da oferta.
Por ser uma cripto própria da Exchange Binance, seu valor é garantido pelo desenvolvimento e expansão da Binance.
Coin Burn ou Token Burn é um evento em que é retirado permanentemente uma quantia das criptos em circulação.
Algumas criptos através de smart conctact (contratos inteligentes) é possível executar a função burn function(função de queima), esta função irá verificar se o solicitante possui a quantidade de criptos em sua posse e se o número é valido. Em caso positivo as criptos serão retiradas de sua carteira, o total de supply (oferta total) daquela cripto será atualizado e as criptos serão destruídas para sempre.
Todas as queimas de criptos são registradas como uma transação na Blockchain, o que significa que elas são 100% transparentes e qualquer pessoa pode verificar se elas foram realmente destruídas.
Autor: Galler, L. em abril de 2023.
Envie seu Comentário.