São certificados de ações, emitidos por bancos dos EUA, com lastro em títulos de empresas estrangeiras, negociados dentro das Bolsas de Valores dos EUA.
Os ADRs são recibos, os investidores não compram diretamente as ações da empresa, mas sim títulos representativos desses papéis, desta forma é possível comprar utilizando dólares e não é necessário abrir conta em uma corretora em cada país que deseja investir, basta ter uma conta em uma corretora norte americana.
Existem vários sites para pesquisar sobre ADRs, um site muito utilizado é o finviz.com, neste é possível colocar alguns filtros como ações de crescimento ou dividendos e procurar pelo país da ADR que deseja encontrar.
Assim como ações de crescimento ações de países em desenvolvimento como a China possuem alto risco, portanto evite se expor demasiadamente.
Além de analisar os indicadores já comentados anteriormente, a atividade da empresa, é necessário também avaliar o risco país.
Existem algumas ferramentas que podem ajudar ao investidor a ponderar seu portfólio e não se expor demasiadamente a países com maiores riscos.
O EMBI+ (Emerging Markets Bond Index Plus) do JPMorgan é um índice que avalia a dívida externa de países emergentes. Neste índice quanto maior a pontuação maior o risco.
O EMBI possui dezenove países emergentes, são estes: Argentina; Brasil; Bulgária; México; Equador; Nigéria; Peru; Panamá; Rússia; Polônia; Venezuela; África do Sul; Filipinas; Colômbia; Malásia; Egito; Turquia; Marrocos e Ucrânia.
Outra ferramenta é o CDS (Credit Default Swap) de forma simplificada ele funciona como um seguro contra eventuais calotes de pagamentos de títulos do governo.
Além destas duas ferramentas algumas instituições possuem um rating, onde quanto melhor a nota, menor o risco de investimento.
Além destas duas ferramentas algumas instituições possuem um rating, onde quanto melhor a nota, menor o risco de investimento.
O rating pode ser observado em: tradingeconomics.com
Atualmente o Estados Unidos tem uma economia solida e possui as maiores notas, o Brasil se encontra em dublo B, ficando abaixo da China com A+ e acima da Bolívia com B+.
Países com notas altas são considerados com gau de investimentos, notas como: AAA, AA+, AA, AA-, A+, A, A-, BBB+, BBB e BBB-.
Mas países com notas baixas são considerados com grau de especulação, notas como: BB+, BB, BB-, B+, B, B-, CCC+, CCC-, CC, C e D.
Autor: Galler, L. em maio de 2023.
Envie seu Comentário.